sexta-feira, 12 de abril de 2013

As Bonecas de Hans Bellmer



Entre os artistas europeus, que nas primeiras décadas do século XX voltaram-se para o projeto de decomposição da figura, destaca-se em particular o nome de Hans Bellmer. Nos anos de 1930, Hans Bellmer criou uma série de bonecas com partes articuladas que podiam ser desmembradas e reagrupadas de diversas maneiras. O corpo humano tal qual o conhecemos perdia sua estrutura íntegra, podendo ser estruturado, entre outras combinações, sem o tronco ou com mais de um par de pernas. Foi em 1934 que o trabalho do artista alemão apareceu pela primeira vez na França, com a publicação de uma série de fotos na revista surrealista Minotaure, cujo título era ‘Variações sobre a montagem de uma menina desarticulada’.


Hans Bellmer "Poupée": Variations sur le montage d'une mineure articulée", in Minotaure 6, 1934

Hans Bellmer construiu a sua primeira boneca na mesma época que Hitler chegou ao poder. A boneca construída à imagem de uma menina adolescente consistia em uma resposta crítica ao autoritarismo do Estado Nazista. A primeira boneca possuía um tronco rígido e membros intercambiáveis que foram combinados incessantemente e fotografados em diferentes ambientes. O reconhecimento de um corpo supostamente real no que diz respeito a sua estrutura corpórea e ao mesmo tempo artificial, na maneira como essa estrutura era organizada, dispostos em ambientes cotidianos realistas provocavam um jogo de ambivalências, eliminando as fronteiras distintas entre real e artificial, mulher e criança, vida e morte, prazer e dor entre outros.

Hans Bellmer, "La Poupée" 1936


As bonecas consistiam em esculturas tridimensionais, mas Bellmer escolheu a fotografia como meio principal de reprodução. A fotografia trazia a imagem da boneca exatamente de acordo com o ponto de vista do artista e possibilitava uma visão mais voyeurística por parte do espectador.
As imagens propostas por Bellmer traziam em seu contexto referências temporais, cenas que traziam a impressão de serem desfechos de acontecimentos prévios ou cenas de ‘um provável próximo capítulo’. As fotografias como superfícies estáticas traziam em si uma potencialidade dinâmica, transformadora. Como num sonho, o efeito desejado era o de revelar o inconsciente e desestabilizar as expectativas. “Não se tratava apenas de questionar a ‘realidade’, mas também de questionar a forma pela qual ela era normalmente representada”. (Briony, Fer, 1998, p. 172)


Hans Bellmer, "La Poupée" 1936

Hans Bellmer, "La Poupée" 1936





















“A boneca representava o oposto do corpo geometrizado, confinado numa forma definitiva, circunscrito a limites e medidas. Num processo permanente de permutação dos membros e órgãos, manipulando-os em complexas combinações, os devaneios anatômicos de Bellmer buscavam fazer coincidir a imagem real e a imagem virtual de um corpo, reunindo numa só figura o resultado da percepção imediata do olhar e as reinvenções da imaginação. Ao afirmar a primazia do corpo do desejo sobre o corpo natural, o artista colocava em cena imagens nas quais os diversos membros e órgãos tornavam-se intercambiáveis, conferindo autonomia aos pedaços, para que cada qual pudesse, segundo suas palavras, ‘viver triunfalmente sua própria vida’”. (MORAES, 2006, p.26)




Referências Bibliográficas

FER, Briony; BATCHELOR, David; WOOD, Paul. Realismo, Racionalismo, Surrealismo: A arte no entre - guerras. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

LICHTENSTEIN, Therese. Behind close doors: the art of Hans Bellmer. London, England: University of California press, 2001.

MORAES, Eliane Robert. Os devaneios anatômicos de Hans Bellmer. in: GREINER, Christine, Org.; AMORIM, Claudia, Org.; Leituras do sexo, São Paulo: Annablume, 2006.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana de Lautréamont à Bataille, São Paulo: Iluminuras/FAPESP. 2002

WEBB, Peter, SHORT, Robert. Death, desire and the doll: the life and art of Hans Bellmer. Solar Books, 2006.

Artigo de Sue Taylor - Instituto de Arte de Chicago:
http://www.artic.edu/reynolds/essays/taylor.php





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